
O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, venceu, no último sábado (8), o prêmio Goya 2025 na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano. Esta é a primeira vez que uma produção brasileira recebe a premiação, considerada a mais importante do cinema espanhol.
Na 39ª edição do Goya, o longa brasileiro disputou a categoria com “El jockey” (Argentina), “Agarrame fuerte” (Uruguai), “No lugar da outra” (Chile) e “Memorias de un cuerpo que arde” (Costa Rica). Walter Salles não compareceu à cerimônia, mas enviou uma carta agradecendo à academia espanhola e dedicando o prêmio ao cinema brasileiro. Ele também citou a família de Eunice Paiva e as atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.
O reconhecimento no Goya soma-se a outras conquistas do filme no cenário internacional. Em janeiro, Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama, tornando-se a primeira brasileira a receber a premiação.
Ainda Estou Aqui também concorre em três categorias no Oscar 2025: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, com Fernanda Torres. A cerimônia está marcada para 2 de março, em Los Angeles.