Por Mirian Silva*
Nesta sexta-feira (16), é celebrado o Dia do Gari, uma data especial que homenageia os profissionais responsáveis pela limpeza urbana. A data, comemorada em todo o país no dia 16 de maio, marca o reconhecimento nacional da profissão desde 1976.
Em Salvador e outras cidades baianas, a celebração ganha destaque, valorizando o esforço diário dos garis que, com dedicação, enfrentam sol e chuva para manter as ruas limpas e bem cuidadas.
O Atleta Gari
Luciano Márcio, de 40 anos, dedica suas noites à limpeza urbana desde 2016, quando iniciou sua jornada como coletor de resíduos. “Comecei nessa profissão em 20 de junho de 2016, e ao longo desses anos tenho me superado a cada dia, onde todas as noites às 21h me desloco da minha casa ao meu setor de trabalho”, contou Luciano.
Ao longo desses anos, Luciano Márcio afirma ter vivido inúmeras experiências que marcaram sua trajetória como gari, mas destaca uma que o marcou. “Experiências já tive várias, porém a que me marcou muito foi quando eu estava trabalhando e um motorista embriagado quase me atropelou”, compartilhou.
“Isso mostra a vulnerabilidade na qual eu e outros profissionais dessa área infelizmente somos tratados com desprezo por parte de alguns e não nos dão a devida atenção quanto a outras profissões.
Se não fosse a minha rapidez, agilidade, eu não estaria aqui devido ao grave acidente que seria naquela noite”, concluiu Luciano.
Além disso, Luciano, conhecido como o “Gari Atleta”, compartilhou a origem de sua paixão pelo esporte e a importância que a atividade física tem em sua vida. “O esporte sempre esteve presente na minha vida, porém em 2010 foi quando tudo começou mesmo”, disse.
Luciano relata como conquistou visibilidade no esporte ao vencer a primeira Maratona de Salvador, em 2017, apenas um ano após iniciar seu trabalho como gari. Ele destaca que, apesar da rotina exaustiva e do esforço físico intenso de atuar como varredor, superou o cansaço e alcançou seu primeiro grande título. “A competição da primeira edição da Maratona de Salvador foi crucial. Onde um gari venceu em 1º lugar, batendo recorde de muitos atletas de alto nível.”
Atualmente, Luciano é bacharel em Educação Física e continua exercendo sua função como gari, conciliando a paixão pelo esporte com a dedicação ao trabalho.
*sob supervisão da jornalista Cíntia Santos.