
O músico Edson Gomes pode ser homenageado pela Câmara Municipal de Salvador com a Medalha Thomé de Souza, a mais alta honraria concedida pela Casa. A proposta foi apresentada na semana passada pelo vereador André Fraga (PV).
A medalha é destinada a pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao município de Salvador, sendo os nomes escolhidos pela Mesa Diretora da Câmara.
Natural de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, Edson Gomes é reconhecido por sua contribuição à música brasileira e por promover a cultura da Bahia e de Salvador no país e no exterior. As composições de Edson Gomes abordam temas como desigualdade, racismo, questões sociais e justiça, o que, segundo o autor da proposta, confere ao músico um trabalho de grande relevância cultural.
Conforme Fraga, a homenagem é uma forma de reconhecer a “significativa contribuição” de Edson Gomes para a cultura e a música do Brasil, “particularmente no estilo reggae, que ele ajudou a firmar e difundir no país, começando pela Bahia”.
Em fevereiro deste ano, outro projeto de homenagem com a mesma medalha foi apresentado. Na ocasião, a vereadora Roberta Caires sugeriu que Gusttavo Lima fosse agraciado, destacando sua relação com Salvador por meio de participações em eventos na cidade.