Mudança do Garcia leva irreverência e protestos às ruas no Carnaval de Salvador

Por Redação 03/03/2025, às 17h12 - Atualizado às 16h34

A segunda-feira de Carnaval (3) foi marcada pela passagem da tradicional Mudança do Garcia, que arrastou foliões pelas ruas do bairro até o Campo Grande. Com seu espírito irreverente, o bloco trouxe protestos criativos embalados por fanfarras, pequenos trios e bandas marciais, consolidando-se mais uma vez como um importante espaço de manifestação cultural e política no Carnaval de Salvador.

A criatividade e a liberdade de expressão foram os grandes destaques do desfile, características que fazem da Mudança um dos eventos mais autênticos da folia baiana. O coordenador do bloco, Rodney Martins, enfatizou a importância da tradição e do caráter democrático da festa.

“A Mudança do Garcia não é só um bloco de Carnaval. Aqui temos uma movimentação cultural, musical e política, marcada pela irreverência. Todo mundo pode criticar porque este é um espaço do povo. São 95 anos de história, e todos são bem-vindos, desde que haja respeito. Tanto que o tema deste ano é: ‘Respeito é bom, e nós gostamos’.”

Este ano, o desfile contou com atrações musicais contempladas pelo Programa Ouro Negro, iniciativa que destinou R$ 15 milhões para apoiar blocos afro, afoxés, de samba, reggae e outros grupos culturais. O investimento reforça o compromisso do Governo da Bahia com a valorização da cultura afro-brasileira e a promoção de um Carnaval mais inclusivo.

A diversidade da Mudança do Garcia também atraiu turistas de várias partes do Brasil e do mundo. A dentista Amanda Silva, de Curitiba, participou do evento pela primeira vez e aprovou a experiência.

“Está sendo uma experiência incrível. Aqui podemos ser quem quisermos. É democrático, reúne todo tipo de gente. Mesmo com o sol forte, está sendo maravilhoso e expressa a essência do Carnaval, com todos juntos. Com certeza, ano que vem estarei de volta.”