Alison dos Santos vence nos EUA e faz melhor marca do ano na Diamond League

Por Redação 06/07/2025, às 19h01 - Atualizado às 17h40

O brasileiro Alison dos Santos, o Piu, voltou a brilhar no estádio onde fez história. No último sábado (5), ele venceu a prova dos 400 metros com barreiras na etapa de Eugene, nos Estados Unidos, da Diamond League, o principal circuito do atletismo mundial. Correndo no lendário Hayward Field, onde foi campeão mundial em 2022, Alison fez sua melhor marca da temporada: 46s65.

O tempo foi três centésimos mais rápido que seu melhor resultado anterior de 2025, registrado em Estocolmo, na Suécia, em junho. A vitória foi ainda mais significativa por ter deixado para trás o campeão olímpico Rai Benjamin, dos Estados Unidos, que terminou em segundo lugar com 46s71. O nigeriano Ezekiel Nathaniel completou o pódio com 47s88.

Histórico e próxima parada

O Hayward Field parece ser um lugar especial para Alison. Foi nesse mesmo palco, no Mundial de Atletismo de 2022, que ele registrou o melhor tempo da carreira: 46s29, recorde brasileiro e sul-americano até hoje.

Com a vitória em Eugene, Alison conquista seu primeiro ouro na temporada 2025 da Diamond League. Ele é o atual campeão do circuito nos 400 m com barreiras. A próxima etapa será disputada em Mônaco, na sexta-feira, dia 11 de julho. Ao todo, o circuito terá 15 etapas, e nove já foram concluídas.

Alison segue em ritmo forte de preparação para o Campeonato Mundial de Atletismo, que será realizado em Tóquio, entre os dias 13 e 21 de setembro. Duas vezes medalhista de bronze olímpico, ele ocupa atualmente a 3ª posição no ranking mundial da World Athletics, atrás apenas de Rai Benjamin (1º) e do norueguês Karsten Warholm (2º), atual recordista mundial da prova.