Após o Vitória, outro clube da Série A deixa a Libra e retorna à LFU

Por Redação 28/10/2025, às 16h09 - Atualizado às 14h42

Na manhã desta segunda-feira (27), o Clube Atlético Mineiro anunciou sua saída da Libra (Liga do Futebol Brasileiro) e o retorno à LFU (Liga Forte União). O clube mineiro é mais um dos que vêm migrando de um grupo para outro, motivados pela insatisfação de diversas equipes com a Libra, especialmente após o Flamengo, por meio de seu presidente Luiz Eduardo Baptista, questionar a divisão dos direitos de transmissão do Brasileirão e bloquear cerca de R$ 77 milhões destinados aos clubes.

Apesar do anúncio, o Atlético Mineiro cumprirá seu contrato com a Libra até o final de 2029. Movimento semelhante foi feito pelo Esporte Clube Vitória, cujo presidente, Fabio Mota, também anunciou a saída da liga após o término do contrato vigente até 2029, alegando que o acordo com a LFU é mais vantajoso, gerando uma receita cerca de 35% superior à oferecida pela Libra.

O Bahia, por sua vez, continua vinculado à Libra e, até o momento, apenas se manifestou sobre a atitude do Flamengo, destacando que ações individuais podem prejudicar o desenvolvimento coletivo do futebol brasileiro. O clube ainda não comentou sobre uma possível mudança para a LFU.

A Liga do Futebol Brasileiro (LiBRA) conta atualmente com 14 clubes distribuídos nas três principais divisões do país. Na Série A, estão Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos e Vitória. Já na Série B participam Ferroviária, Paysandu, Remo e Volta Redonda, enquanto Brusque e Guarani representam a Série C.

Por outro lado, a Liga Forte União (LFU) reúne 34 equipes, incluindo 12 da Série A: Atlético-MG, Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco. A Série B conta com 16 times, entre eles Athletico-PR, Atlético-GO, Coritiba, Cuiabá e América-MG, além de seis clubes da Série C: CSA, Figueirense, Ituano, Londrina, Ponte Preta e Tombense.