A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta terça-feira (27), o novo Manual de Competições, que passa a reger todas as competições organizadas pela entidade a partir de 2026. O documento traz diretrizes que podem impactar diretamente clássicos de alto risco, como o Ba-Vi, disputado há oito anos com torcida única.
Segundo a CBF, o manual substitui o antigo Regulamento Geral de Competições e foi elaborado com base em práticas da FIFA e da Conmebol, além de sugestões de clubes e federações. “Trata-se de um movimento de simplificação, padronização e modernização dos nossos instrumentos normativos. O documento pretende causar um impacto imediato para todos os operadores do desporto no país”, afirmou o presidente da entidade, Samir Xaud.
Entre os pontos destacados está a possibilidade de remanejamento de partidas quando houver determinação judicial ou manifestação de órgãos de segurança pública para a realização de jogos com torcida única — situação que se aplica ao clássico entre Bahia e Vitória.
De acordo com o texto oficial, “no caso de determinação judicial ou manifestação de órgão público responsável pela segurança pública local para a realização de partida de competição organizada pela CBF com a presença de torcida única, a DCO, a seu critério, poderá remanejar a partida para outro local, inclusive fora da jurisdição da federação estadual do clube mandante, ou determinar a realização da partida com portões fechados, garantindo-se o equilíbrio técnico-esportivo da competição”.
O manual também prevê a adoção das mesmas medidas mesmo quando houver acordo entre os clubes para a realização do confronto com torcida única. Na prática, a norma abre a possibilidade de que jogos como o Ba-Vi sejam realizados fora da Bahia ou sem presença de público em competições nacionais, caso as autoridades entendam que não há condições de segurança.