Brasil faz campanha histórica no Mundial de Boxe

Por Redação 15/09/2025, às 11h35 - Atualizado às 10h17

A delegação brasileira de boxe conquistou a melhor campanha de sua história em um Campeonato Mundial. Quatro atletas chegaram às finais e o país encerrou o torneio com uma medalha de ouro e três de prata. Em sua primeira participação no Mundial adulto, a boxeadora Rebeca Lima, de 23 anos, conquistou a medalha de ouro na categoria até 60 kg.

Em uma luta acirrada, Rebeca superou a polonesa Aneta Rygielska por 3 a 2 na decisão dos juízes. A conquista da jovem promessa, que confirmou o seu favoritismo, é a primeira do Brasil na história da competição.

As outras três medalhas foram de prata:

  • Yuri Falcão, na categoria até 65 kg, perdeu para o uzbeque Asadkhuja Muydinkhujaev por 4 a 1, mas fez uma grande campanha, superando um campeão olímpico na semifinal.
  • Isaias Ribeiro Filho, na categoria até 90 kg, foi derrotado por decisão unânime dos juízes pelo uzbeque Turabek Khabibullaev.
  • Luiz Gabriel Oliveira, o “Bolinha”, também na categoria até 60 kg, perdeu para o uzbeque Abdumalik Khalokov. A luta foi interrompida no segundo round devido a um corte no rosto do brasileiro, causado por um choque de cabeça. O ouro ficou com o uzbeque, que venceu por pontos.