CBF marca nova eleição para 25 de maio após decisão judicial

Por Redação 16/05/2025, às 16h45 - Atualizado às 16h28

O interventor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Fernando José Sarney, anunciou nesta sexta-feira (17) que a nova eleição da entidade será realizada no dia 25 de maio. A definição ocorre um dia após ele assumir o comando da confederação, por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que destituiu Ednaldo Rodrigues da presidência.

A eleição ocorrerá na véspera do primeiro compromisso oficial do técnico Carlo Ancelotti à frente da seleção brasileira, previsto para o dia 26, quando será divulgada a primeira convocação sob seu comando.

O edital de convocação da Assembleia Geral Eleitoral será publicado neste sábado (18) em jornais. O prazo para registro de chapas será de 18 a 20 de maio. Além do novo presidente, serão eleitos oito vice-presidentes e os membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal para o mandato de 2025 a 2029.

A decisão do TJ-RJ, baseada em uma perícia que apontou possível falsificação na assinatura de um dos signatários do acordo que manteve Ednaldo no cargo, determinou a convocação imediata do pleito. A defesa do ex-presidente recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão.

Fernando Sarney afirmou que o processo será conduzido por uma Comissão Eleitoral Apartada e Independente, conforme prevê a legislação vigente, e seguirá os critérios estabelecidos no estatuto da CBF.