A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu início oficialmente aos preparativos da Copa do Brasil 2026 ao anunciar os jogos da primeira fase e a formação dos potes da fase seguinte. As informações foram encaminhadas às federações estaduais e especificam o calendário e o formato das etapas iniciais, que continuam sendo realizadas em partida única, com eliminação direta.
A etapa inicial está agendada para os dias 18 e 19 de fevereiro e incluirá 14 jogos. O mando de campo será determinado por meio de um sorteio agendado para a próxima quarta-feira (28), às 15h. Há muitos clubes nordestinos entre os confrontos confirmados, incluindo partidas como Tirol-CE x América de Propriá-SE, Santa Catarina-SC x IAPE-MA, Maguary-PE x Laguna-RN, Bragantino-PA x Primavera-MT e Porto-BA x Serra Branca-PB, que coloca um time baiano contra um time da Paraíba na estreia.
Na primeira fase do torneio, a Bahia será representada pelo Porto Sport Club, de Porto Seguro, que busca progredir para a segunda etapa da competição.
A CBF não apenas determinará o mando dos jogos iniciais, mas também realizará o sorteio dos confrontos da segunda fase, agendada para os dias 25 e 26 de fevereiro e 4 e 5 de março, novamente em partidas únicas. Neste estágio, 74 times participam diretamente da competição, somando-se aos 14 classificados da fase anterior.
O Ranking Nacional de Clubes (RNC) determina a formação dos potes. Os vencedores da fase inicial ocuparão os potes G e H, podendo enfrentar equipes tradicionais do Nordeste, como Fortaleza, Ceará, Sport, CRB, Juventude e Atlético-GO, todas no Pote A.
No Pote H, podem estar times como Gama-DF ou Monte Roraima, Maguary-PE ou Laguna-RN, e Porto Sport Club ou Serra Branca-PB, o que permite a possibilidade de novos duelos regionais já na segunda fase.
A forte presença nordestina é vista em outros potes também. No Pote B, estão presentes CSA, ABC e Retrô-PE. O Pote D inclui Sousa-PB, ASA-AL, Juazeirense e Itabaiana-SE, ao passo que o Pote E é composto por Santa Cruz-PE, Maracanã-CE, Jacuipense e Manauara-AM.
Juazeirense e Jacuipense, times baianos, ingressam diretamente na segunda fase e aguardam seus oponentes por meio do sorteio.
A terceira fase ocorrerá nos dias 11 e 12 de março e incluirá clubes campeões regionais e nacionais, como Ponte Preta (Série C), Barra-SC (Série D), Paysandu (Copa Verde) e Confiança, vice-campeão da Copa do Nordeste.
A partir da quinta fase, programada para abril e maio, o torneio começa a incluir os 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro, entre eles Bahia e Vitória, além de Fluminense, Flamengo, Palmeiras, Corinthians e outros grandes clubes do país. Nesta fase, as equipes se enfrentarão em partidas de ida e volta, com a divisão dos potes entre as equipes de melhor e pior classificação.
A principal alteração no regulamento diz respeito à definição em partida única, agendada para o dia 6 de dezembro, em local que ainda será determinado pela CBF, com divulgação prevista até um mês antes da final.