Divórcio! Red Bull e Honda encerram parceria e seguem caminhos diferentes em 2026

Por Redação 12/02/2025, às 14h10 - Atualizado às 13h54

Após quatro anos de sucesso, a parceria entre a Red Bull e a Honda na Fórmula 1 chega ao fim. O vínculo, que trouxe grandes conquistas para ambas as marcas, como o tetracampeonato de Max Verstappen e 63 vitórias até 2024, não resistiu às mudanças e novos rumos do esporte.

A Honda anunciou sua saída oficial da Fórmula 1 em 2020, devido a questões financeiras agravadas pela pandemia da COVID-19, optando por direcionar seus recursos para pesquisas de eletrificação. A Red Bull, então, teve que repensar seu futuro, já que a Honda era essencial para seu desempenho nas pistas.

A solução encontrada foi uma parceria paga, com a Honda fornecendo suporte técnico até 2025, mas sem um compromisso futuro. Para o ciclo de unidades de potência de 2026, a Red Bull já firmou um acordo com a Ford, garantindo o controle total de sua própria operação de motores, a Red Bull Powertrains.

Por outro lado, a Honda fechou uma nova aliança com a Aston Martin, que visa os desafios do novo regulamento da F1. A transição não é simples para nenhuma das partes, mas ambas seguem com grandes ambições para o futuro, com planos sólidos para a próxima geração de unidades de potência. O que será que acontecerá com essas grandes marcas e equipes? Nova temporada começa em março!