Governo da Bahia avalia conceder Estádio de Pituaçu à iniciativa privada

Por Redação 11/02/2025, às 10h51 - Atualizado às 10h37

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que o governo estadual considera conceder o Estádio de Pituaçu à iniciativa privada. Durante uma coletiva de imprensa na segunda-feira (10), ele explicou que há duas possibilidades em estudo: uma Parceria Público-Privada (PPP) ou um processo de concessão.

Rodrigues destacou que a administração privada poderia ampliar o uso do estádio para eventos e beneficiar o futebol baiano. Ele mencionou que, caso o estado mantenha cotas de jogos e bilheteria, os clubes locais poderiam ser favorecidos.

O Estádio de Pituaçu enfrenta desafios estruturais. No dia 29 de janeiro, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) identificou irregularidades na infraestrutura e recomendou adequações nos equipamentos de segurança. Desde 2023, o estádio não recebe público por questões documentais. Segundo o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), Augusto Vasconcelos, a documentação para regularizar os alvarás já foi enviada à prefeitura de Salvador.

Além de Pituaçu, o governador mencionou a situação do Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, alvo de críticas recentes sobre suas condições, especialmente do gramado. O técnico do Bahia, Rogério Ceni, e o presidente do Vitória, Fábio Mota, estão entre os que apontaram problemas na estrutura do local.