Padrão global: Novo CT do Bahia é apresentado nesta segunda-feira (20)

Por Redação 20/10/2025, às 14h20 - Atualizado às 14h20

Foi apresentado oficialmente, na manhã desta segunda-feira (19), o novo centro de treinamento do Esporte Clube Bahia, em parceria com o Grupo City. O City Football Academy Bahia (CFA Bahia) foi apresentado pelo CEO do City Football Group, Ferran Soriano, e teve a estrutura detalhada pelo CEO da SAF do clube, Raul Aguirre, destacando que o espaço seguirá os rigorosos padrões de excelência adotados em outras unidades do grupo.

O novo CT do tricolor será localizado na Via Metropolitana, que liga os municípios de Camaçari e Lauro de Freitas. Com um terreno de cerca de 560 mil m², mais de 20 mil m² de área construída e uma localização estratégica — a apenas 15 minutos do aeroporto e cerca de 40 minutos da Arena Fonte Nova —, o novo CT promete ser um marco na história do futebol baiano. A previsão, de acordo com Raul Aguirre, é que o centro de treinamento fique pronto no final de 2027.

Com o planejamento para atender tanto o futebol profissional quanto as categorias de base e o time feminino, além das áreas administrativas, o complexo contará com 12 campos de futebol, hotel para atletas, alojamento para a base, centro administrativo e um miniestádio com capacidade para mil torcedores, destinado a jogos das categorias de base e do futebol feminino.

Durante o anúncio, os dirigentes destacaram que o projeto vai muito além de um simples centro de treinamento. A ideia é que o CFA Bahia se torne um centro de excelência e alta performance, com metodologias modernas e tecnologia de ponta para potencializar o desenvolvimento técnico, físico e mental dos atletas.

“O centro vai ser de alta performance do maior nível do mundo, onde as pessoas não vão ter nenhum pretexto para não estar no mais alto nível”, afirmou Ferran Soriano.

Além do investimento para o clube e toda a equipe tricolor, é também pensando na Bahia, um estado grande e com potencial, que fará com que os talentos permaneçam, segundo Soriano. “Não haverá espaço para o talento local sair da Bahia na procura de oportunidades de crescimento. Estamos fixados nisso, a Bahia é muito grande e tem muito talento. Queremos todos eles aqui, contribuindo ao clube e ao estado. Esse Centro dará oportunidade a eles”, disse o CEO do Grupo City.

A apresentação contou também com a presença do prefeito da cidade de Camaçari, Luiz Carlos Caetano (PT), do governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), e do vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), além do presidente da Federação Baiana de Futebol, Ricardo Lima.

O governador reforçou a importância desse novo passo do Esporte Clube Bahia, não só para o estado, mas também para o município de Camaçari.

“Farei tudo que for preciso para autorizar o início das obras ainda este ano. A primeira licença sai amanhã [terça, 21] no Diário Oficial. O City irá investir no Estádio de Camaçari, eu acho isso muito correto, mostra a sensibilidade de que o Bahia não será um corpo estranho em Camaçari — o Bahia será bem acolhido pelo município”, disse Jerônimo Rodrigues.