Rio Open começa sob forte calor e brasileiros enfrentam desafios na estreia

Por Redação 18/02/2025, às 20h34 - Atualizado às 17h13

O ATP 500 Rio Open teve um início quente, tanto pelo nível das partidas quanto pela intensa onda de calor que tomou conta da capital carioca nesta segunda-feira (17). O maior torneio de tênis da América do Sul atraiu um grande público logo no primeiro dia, com torcedores ansiosos para acompanhar os treinos de João Fonseca, recém-campeão do ATP 250 de Buenos Aires, e do número 2 do mundo, o alemão Alexander Zverev.

A estreia de Fonseca (68º no ranking mundial) está marcada para às 20h (horário de Brasília), contra o francês Alexandre Muller (60º). Enquanto isso, os brasileiros já entraram em quadra com resultados mistos.

O primeiro dia de competição contou com três brasileiros disputando na quadra Guga Kuerten. Felipe Meligeni não conseguiu superar o cazaque Alexander Schevchenko e foi eliminado com um revés de 2 sets a 0 (6/4 e 6/2). O vencedor agora aguarda o confronto entre Alexander Zverev e o chinês Yunchaokete Bu, que jogam nesta terça-feira (18), a partir das 19h.

Já Thiago Monteiro conseguiu uma virada emocionante contra o argentino Facundo Diaz Acosta. Após perder o primeiro set por 6/3, o brasileiro reagiu com um 6/3 na segunda parcial e fechou a decisão no tie-break do terceiro set, vencendo por 7/6 (3). Com o desgaste físico evidente no adversário devido ao forte calor, Monteiro garantiu vaga nas oitavas de final e enfrentará na quarta-feira (19) o taiwanês Chun-Hsin Tseng, que eliminou o chileno Alejandro Tabilo por 2 sets a 0 (6/2 e 7/5).

Já Thiago Wild não teve o mesmo destino e acabou derrotado pelo espanhol Jaume Munar. O brasileiro perdeu o primeiro set por 6/4, conseguiu reagir e levou o segundo por 6/3, mas foi atropelado na terceira parcial, levando um “pneu” (6/0), o que garantiu a vitória do espanhol por 2 sets a 1.

Outro brasileiro a se despedir da competição foi Gustavo Heide, que caiu diante do argentino Francisco Comesana em um duelo acirrado. Após vencer o primeiro set no tie-break (7/6 com 7/2), Heide não conseguiu manter o ritmo e viu o adversário empatar no segundo set (7/6 com 9/7) e fechar a partida com 6/3 na última parcial.

Com a competição ainda no início, as atenções se voltam agora para a estreia de João Fonseca e para os próximos desafios dos brasileiros que seguem na disputa.