O Vitória terá um desafio extra na partida contra o Cruzeiro, marcada para esta quinta-feira (12), no Barradão, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe rubro-negra não poderá contar com três jogadores suspensos: o atacante Janderson, o volante Ricardo Ryller e o zagueiro Lucas Halter. A ausência do capitão, no entanto, é a que mais preocupa a comissão técnica.
Lucas Halter é o único atleta do elenco que disputou todos os minutos do Vitória nesta Série A. Além de ser o líder da defesa, ele também exerce um papel fundamental dentro de campo. Já Ryller e Janderson também atuaram em todas as partidas da competição, embora não tenham permanecido em campo durante os 90 minutos em todas elas. Outro nome presente em todos os jogos é o lateral-esquerdo Jamerson.
Segundo dados do Sofascore, nesta edição da Série A, Halter sofreu apenas quatro dribles — uma média de um a cada três jogos —, realizou 13 desarmes e venceu 27 das 43 disputas de bola que enfrentou, com um aproveitamento de 62,8%. Ele também deixou sua marca no empate por 2 a 2 com o Atlético-MG, quando marcou seu único gol no torneio até agora.
No total da temporada, Halter soma 25 jogos e dois gols com a camisa do Vitória. O defensor chegou ao clube em um momento de reformulação no setor defensivo, após a saída do ex-capitão Wagner Leonardo, que se transferiu para o Grêmio. Emprestado pelo Botafogo até o fim de 2025, Halter conquistou a titularidade desde a sua chegada a Salvador.
Agora, o técnico terá a missão de encontrar um substituto à altura para o confronto diante do Cruzeiro. Nas últimas duas rodadas, o Leão atuou com um sistema defensivo composto por três zagueiros: Halter, Zé Marcos e Edu. Com a suspensão do camisa 5, o treinador pode optar por manter a formação, mas será preciso ajustar a linha de defesa para compensar a ausência do seu principal pilar.