Durante jogo entre Brasil e Argentina na noite desta terça-feira (25), um torcedor argentino foi flagrado fazendo gestos imitando um macaco em frente a torcedores brasileiros e ao jornalista Tomer Savoia, que registrou as imagens. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais e levantou uma onda de indignação por parte dos brasileiros.
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) na última quinta-feira (20) anunciou que se reunirá nesta quinta-feira (27) com representantes de governos e confederações para discutir ações concretas no combate ao racismo e à discriminação nos jogos da América do Sul. A entidade prometeu medidas mais rígidas para enfrentar esses comportamentos lamentáveis.
Além disso, na segunda-feira (24), a seleção argentina havia divulgado em suas redes sociais uma campanha contra o racismo. No entanto, a postagem foi recebida com comentários desrespeitosos de alguns torcedores argentinos, que responderam com emojis de macacos e até com fotos da Alemanha nazista.
Não há confirmação sobre prisão nem denúncia sobre o ato de racismo no Monumental de Nuñez durantes a 14ª rodada pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.