
A Série B do Campeonato Baiano 2025 vai contar com a volta do “Mais Querido”. O Esporte Clube Ypiranga irá retornar ao futebol profissional após nove longos anos. O clube que é o terceiro maior campeão baiano com dez títulos é hoje administrado pelo Squadra Sports, empresa de Guilherme Bellintani e teve projeto “Futebol de Base Ypiranga” aprovado para captação de recursos pela Lei do Incentivo ao Esporte.
A parceria entre o time e a empresa Squadra Sports já vem está dando frutos, somado a isso, com a aprovação do projeto, o clube poderá captar até R$ 2.476.803,82 junto a empresas e pessoas físicas que direcionam parte dos seus impostos ao incentivo esportivo. O retorno do clube ao profissional se deve muito a essa estabilização das finanças e reestruturação do clube, com o investimento e desenvolvimento dos seus atletas mais jovens.
Apesar de tradicional, o Ypiranga não disputa uma partida profissional desde 2016 e desistiu de disputar a segunda divisão do Campeonato Baiano nos anos seguintes. Mesmo com o advento do tempo, a equipe não projeta o retorno para a elite do esporte estadual tão rápido e acredita num processo gradual da sua reconstrução que os levará de volta ao palco que lhe deu muitas glórias.