Pela primeira vez, o alistamento militar está aberto de forma voluntária para mulheres em todo o país. O prazo para realizar o cadastro termina no dia 30 de junho. Em Salvador, dez unidades das Prefeituras-Bairro oferecem atendimento presencial sem necessidade de agendamento.
O serviço é voltado para mulheres que completam 18 anos em 2025 e desejam integrar o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por ordem de chegada. Para se alistar, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência na capital baiana.
As mulheres também podem optar por realizar o processo online, por meio do site oficial do Exército Brasileiro. No entanto, o atendimento presencial nas Prefeituras-Bairro seguirá até 17 de junho.
Unidades com alistamento presencial:
- Barra/Pituba: Rua Marquês de Monte Santo, 300 (Rio Vermelho)
- Cabula/Tancredo Neves: Rua Silveira Martins, 185 (Cabula)
- Cajazeiras: Av. Eng. Raymundo Carlos Nery, 413-429 (Cajazeiras X)
- Centro/Brotas: Rua Guedes de Brito, s/n (Centro)
- Cidade Baixa: Av. Porto dos Mastros, 65 (Ribeira)
- Itapuã: Av. Dorival Caymmi, 17 (Itapuã)
- Liberdade/São Caetano: Av. Gen. San Martin, 199 (Curuzu)
- Pau da Lima: Av. São Rafael, 1654 (São Marcos)
- Subúrbio/Ilhas: Rua Pará, 15 (Paripe)
- Valéria: Rua da Matriz, 2041-2057 (Valéria)
Como funciona o processo:
As mulheres interessadas poderão escolher entre as três Forças Armadas, mas a seleção dependerá de critérios como aptidão, número de vagas e requisitos específicos. As etapas incluem alistamento, seleção geral e complementar, designação e incorporação.
O serviço militar tem duração inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos. As voluntárias incorporadas recebem salário, auxílio-alimentação, licença-maternidade, contagem de tempo para aposentadoria e capacitação profissional.
Segundo a Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), até a última sexta-feira (16), 154 mulheres haviam se alistado presencialmente em Salvador. As unidades com maior número de atendimentos foram Liberdade (54), Barra-Pituba (32) e Pau da Lima (17).