A última semana de janeiro será marcada por temperaturas elevadas em grande parte do Brasil, especialmente no interior da Região Nordeste, onde as máximas podem chegar a 38 °C. Para a área central da região, não há previsão de chuva ao longo da semana, mantendo o cenário de calor intenso e tempo seco.
Na Bahia, no entanto, a previsão indica mudança no padrão climático a partir de domingo (1º), com retorno de chuvas volumosas. Os acumulados devem variar entre 50 mm e 100 mm, e não estão descartados temporais isolados com volumes superiores a 50 mm em um único dia, principalmente em áreas do sudoeste baiano.
Mesmo com a chuva, a semana deve continuar com temperaturas máximas elevadas na maior parte do Nordeste. As mínimas devem oscilar entre 20 °C e 24 °C, podendo ultrapassar os 24 °C no norte da região. Nesta terça-feira (27), a Bahia está com 27 municípios em alerta de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão aponta chuvas entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia, além de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h.
O alerta é classificado como “Perigo Potencial” e abrange cidades das regiões Metropolitana de Salvador, Sul Baiano e Centro-Sul Baiano. Há risco de ocorrências como: queda de galhos de árvores; alagamentos pontuais; descargas elétricas; interrupções no fornecimento de energia elétrica.
O Inmet orienta que, durante rajadas de vento, a população evite abrigo sob árvores, devido ao risco de quedas e choques elétricos, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade. Também é recomendado não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante o período de alerta.
Municípios em alerta:
- Aratuípe
- Aurelino Leal
- Cairu
- Camamu
- Ibirapitanga
- Igrapiúna
- Ilhéus
- Itabuna
- Itacaré
- Itajuípe
- Itaparica
- Ituberá
- Jaguaripe
- Laje
- Maragogipe
- Maraú
- Muniz Ferreira
- Nazaré
- Nilo Peçanha
- Piraí do Norte
- Salinas da Margarida
- Salvador
- Taperoá
- Ubaitaba
- Uruçuca
- Valença
- Vera Cruz