O prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou que o número de foliões nas ruas na sexta-feira (28) foi 15% maior em comparação ao segundo dia do Carnaval de 2024. Durante coletiva de imprensa neste sábado (1º), o gestor também destacou que a cidade atingiu 100% de ocupação hoteleira, consolidando a folia como um dos maiores atrativos turísticos do país.
“Hoje nós estamos com 100% de ocupação hoteleira, já não há mais quartos ou cômodos disponíveis no Airbnb. As casas das famílias também estão lotadas de gente que veio para o nosso Carnaval. É impressionante a quantidade de visitantes do interior”, declarou Bruno Reis.
Descentralização e melhorias no Carnaval do Centro
O prefeito ressaltou que o conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura para valorizar o Carnaval no Centro tem sido um fator importante para a descentralização do público e a melhoria dos serviços públicos.
“Não foi só a contratação de mais atrações para o Centro, mas também grandes atrações nos bairros. Reduzimos a quantidade de trios e carros de apoio na Barra, permitindo mais fluidez”, explicou.
Outras mudanças importantes foram:
Transferência dos blocos infantis do Circuito Dodô (Barra-Ondina) para o Circuito Osmar (Centro), proporcionando mais conforto às famílias.
Antecipação da operação de limpeza, permitindo que as vias sejam liberadas mais cedo.
“Esperamos que essas medidas surtam efeito e que possamos ter um sábado com o maior número de foliões, mas que eles estejam bem distribuídos nos circuitos”, apontou o prefeito.
Entre as atrações deste sábado no Centro, destacam-se Edson Gomes, Timbalada, BaianaSystem e Silvanno Salles.
“Que seja mais um dia especial deste que, sem sombra de dúvidas, é o melhor Carnaval de todos”, afirmou Bruno Reis.
Menos ocorrências e redução de acidentes
Apesar do aumento do público, a cidade registrou queda nos índices de segurança e saúde. Segundo Bruno Reis, houve redução nas ocorrências policiais e atendimentos médicos, além de melhorias em infraestrutura.
Atendimentos de saúde caíram 20% em relação à sexta-feira do Carnaval 2024.
Acidentes de trânsito com vítimas diminuíram 72%, segundo dados da Transalvador.
Serviços públicos receberam mais elogios, especialmente na infraestrutura de banheiros, que era uma das principais queixas dos foliões em anos anteriores.
“A melhor distribuição do público entre os circuitos naturalmente faz com que todos os serviços funcionem melhor”, concluiu o prefeito.
Com recorde de público e melhorias na organização, o Carnaval de Salvador 2025 segue se consolidando como a maior festa de rua do mundo, impulsionando turismo, economia e a cultura baiana.