O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirma que o novo viaduto entregue na região do Shopping da Bahia, na manhã desta seguunda-feira (26), provoca mudanças diretas na rotina da população para melhor e na dinâmica urbana da cidade.
Segundo ele, a obra contribui para diminuir o tempo gasto no trânsito, o que reflete em mais horas disponíveis e também melhora a segurança no trânsito. “Isso traz mais qualidade de vida, mais tempo para descansar, mais tempo para lazer, para o convívio familiar, para estudar e cuidar da saúde. Estas obras todas reduziram de forma impactante os índices de acidentes de trânsito”, projeta o prefeito.
De acordo com o gestor, as intervenções realizadas no entorno vão além da função de transporte e ajudam a reorganizar o espaço urbano, favorecendo a chegada de novas atividades comerciais também. Bruno Reis destaca que a região se consolida como um dos principais centros econômicos de Salvador e que, antes das obras, o excesso de engarrafamentos dificultava a expansão do comércio e dos serviços no local.
“Aqui é o novo centro comercial, o principal centro comercial da cidade e antes do enrafamento as atenções do trânsito dificultavam a chegada de novas atividades comerciais”, disse Bruno.
O prefeito avalia que Salvador avança no enfrentamento dos congestionamentos ao investir em obras estruturantes e cita que a cidade se aproxima dos melhores índices de mobilidade do país, superando outras capitais onde os problemas de trânsito seguem em crescimento, e a capital baiana vai no sentido oposto.
“Hoje Salvador é a segunda cidade do Brasil, ficando atrás apenas de Brasília, que foi uma cidade projetada, plana, uma cidade que tem espaço para alargamento de vias. Hoje nós estamos muito próximos, um pouco atrás de Brasília e muito à frente das outras capitais […] Aqui em Salvador a gente está conseguindo diminuir por conta de intervenções”, concluiuu o Bruno Reis durante coletiva de imprensa na inauguração do Viaduto José Linhares.