VÍDEO: Chuvas intensas colocam Salvador em alerta e afetam vários bairros

Por Redação 20/11/2025, às 22h15 - Atualizado às 23h01

A forte chuva que atingiu Salvador na tarde desta quinta-feira (20), feriado da Consciência Negra, provocou alagamentos, deslizamentos e transtornos em vários pontos da capital baiana. O volume registrado em apenas uma hora chegou a 80 milímetros, o equivalente a 75% da média esperada para todo o mês de novembro, segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Localidades como Arenoso, Iguatemi, Lucaia, Vasco da Gama, Barra, Rio Vermelho, Sussuarana e outros bairros da capital baiana tiveram as ruas tomadas pela água. Imagens enviadas ao Taktá mostram vias tomadas pela água durante o temporal, tornando difícil o acesso tanto de automóveis quanto pedestres. Em alguns vídeos é possível ver que o nível da água está acima do joelho, e que invadiu diversas casas.

Até a última atualização, a Codesal contabilizava diversas ocorrências relacionadas ao temporal, incluindo ameaça de desabamento (7), deslizamento de terra (3), infiltração (2), ameaça de deslizamento (1), desabamento de muro (1), destelhamento (1), orientação técnica (1) e outras situações. As áreas mais afetadas são Centro, Brotas e Pau da Lima, que sofreram com transtornos por conta da forte chuva, que não escoa como deveria.

Os efeitos do temporal também atingiram o sistema de transporte marítimo. A Capitania dos Portos suspendeu as travessias Salvador–Mar Grande e Salvador–Morro de São Paulo devido às condições adversas no mar. Ainda não há previsão para a retomada do serviço.

A população é orientada a entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 em caso de risco ou identificação de novas ocorrências. O órgão reforça que moradores de áreas de encosta devem evitar permanecer em locais vulneráveis durante períodos de chuva intensa.