Conta de água e esgoto ficará mais cara na Bahia a partir de julho

Por Redação 21/06/2026, às 19h15 - Atualizado às 16h59

Os consumidores baianos terão reajuste nas tarifas de água e esgoto a partir de 20 de julho. A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) autorizou um aumento de 3,57% nas contas da Embasa, percentual que, segundo a empresa, ficou abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses, de 4,13%.

Com a mudança, a tarifa mínima residencial passará a custar R$ 44,77, ante os atuais R$ 43,23, o que representa um acréscimo de R$ 1,54 por mês para os consumidores da categoria residencial normal. Já os usuários da tarifa social terão aumento de R$ 0,56, passando de R$ 15,72 para R$ 16,28.

De acordo com a Embasa, o reajuste anual é necessário para compensar a elevação dos custos operacionais, como energia elétrica, produtos químicos e demais insumos utilizados na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A nova tarifa entrará em vigor nas contas emitidas a partir de 20 de julho.