Denúncia: Escada de acesso ao subsolo da Estação da Lapa está quebrada há 15 dias

Por Redação 18/02/2025, às 07h02 - Atualizado às 11h28

Maior terminal de transbordo da capital baiana, a Estação da Lapa é passagem obrigatória para pessoas de diversos pontos de Salvador. Atualmente, a Lapa conta com três serviços de alto carregamento: metrô, BRT e o sistema de transporte coletivo por ônibus. Em média, cinco milhões de passageiros utilizam o terminal por mês, muitos deles com mobilidade reduzida. Esses passageiros têm enfrentado dificuldades nos últimos dias para se deslocar entre os andares do terminal. Isso porque, justamente, a escada rolante de acesso ao subsolo da estação está quebrada há pelo menos 15 dias.

Leitores denunciaram a situação ao portal Taktá, e nossa reportagem esteve no local. Flagramos o momento em que um idoso descia as escadas com muita dificuldade. Ele segurava uma muleta em uma das mãos. Nenhum tipo de auxílio foi prestado ao idoso, que, depois de muito esforço, conseguiu descer todos os degraus.

No local, uma placa indica apenas que a escada rolante está inoperante, mas a reportagem não identificou nenhum operário realizando serviços de manutenção. Apenas uma escada opera no local, fazendo o transporte de passageiros no sentido oposto.

Foto: Taktá

A estação é administrada pela empresa Nova Lapa e, segundo apuração do Taktá, em breve deixará de ter a concessão do terminal. Uma nova empresa assumirá a gestão da Lapa.

Em nota ao portal Taktá a Nova Lapa informa que a escada que dar acesso do Mall principal para o subsolo. passa por uma manutenção, sem previsão de retorno até o momento. Mas que o elevador é uma alternativa para pessoas com dificuldades de locomoção funciona sem intercorrência, assim como a escada do subsolo ao Mall principal.

Em relação a queixa sobre a falta de colaboradores para orientar pessoas com mobilidade reduzida, a concessionária não respondeu.