
O Dia D de Inclusão para Pessoas com Deficiência encaminhou 184 candidatos ao mercado de trabalho nesta sexta-feira (12), na unidade do SineBahia – Casa do Trabalhador, localizada no Terminal de Pituaçu, em Salvador. A ação foi promovida pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A recepcionista Laís dos Santos, que é autista, saiu do evento com duas cartas de encaminhamento para seleção. “Além da intermediação para o trabalho, o evento nos proporciona informações importantes, como o auxílio-inclusão, que garante meio salário mínimo para pessoa com deficiência que recebe o BPC e começa a trabalhar”, disse.
Já Diram Mendes, que tem nanismo, destacou a importância da acessibilidade. “Não adianta contratar uma pessoa com dificuldade de locomoção ou cadeirante e não garantir que ela consiga exercer plenamente suas atividades.”
O público teve acesso a serviços como:
- orientação para o trabalho;
- inscrição em curso de Libras;
- oficina de musicoterapia;
- emissão do Passe Livre;
- informações sobre direitos previdenciários e benefícios.
O evento contou ainda com uma Feira de Empreendedorismo de pessoas com deficiência e mães atípicas, além de estandes sobre singularidades das deficiências, valorização da diversidade e combate a estereótipos.
O secretário do Trabalho, Augusto Vasconcelos, ressaltou que a Bahia tem avançado na inclusão, mas ainda enfrenta desafios. “Estamos trabalhando para garantir a aplicação da Lei de Cotas, que exige que empresas com mais de 100 empregados contratem ao menos 2% de pessoas com deficiência, percentual que pode chegar a 5% em empresas maiores”, afirmou.