No último domingo (1º), investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Cruz das Almas prenderam um estudante de medicina de 33 anos em flagrante, acusado de cometer extorsão. O homem foi submetido aos exames de praxe e continua detido à disposição da Justiça.
De acordo com as investigações, o suspeito fingia ser uma mulher solteira em um site de entretenimento adulto, onde atraía casais, ganhava a confiança das vítimas e, em seguida, as ameaçava com a divulgação de fotos íntimas obtidas na plataforma, caso não efetuassem os pagamentos solicitados.
Um casal chegou a enviar R$ 2.700 para a chave Pix fornecida pelo suspeito, que usava contas bancárias de terceiros para tornar o rastreamento mais difícil. As vítimas foram ameaçadas e pressionadas a fazer novas transferências mesmo depois de pagarem, o que levou ao registro da ocorrência.
Os investigadores, ao cruzar informações, descobriram que o autor das extorsões era um estudante de medicina que morava perto das vítimas, o que facilitava o acesso a dados pessoais usados no crime.
De acordo com a polícia, o suspeito estava aguardando a cerimônia de colação de grau em medicina no Paraguai, marcada para o dia 19 deste mês. As investigações sugerem que ele teria financiado o curso com dinheiro obtido por meio de extorsões.
As investigações prosseguem, incluindo a análise do telefone celular do réu, para localizar possíveis outras vítimas. A pena para o crime de extorsão varia de de 4 a 10 anos de prisão, além de multa, podendo ser aumentada em caso de reincidência.