Nesta quarta-feira (23), devotos de São Jorge participam de celebrações em homenagem ao santo, conhecido como o “Santo Guerreiro”. Em Salvador, a programação ocorre na Paróquia dedicada a ele, localizada no bairro Caminho de Areia, na Cidade Baixa.
As atividades começaram às 5h30 com uma alvorada de fogos. A primeira missa do dia foi celebrada às 8h. Ainda estão previstas uma missa às 13h e uma caminhada às 16h, com saída do Largo de Roma em direção à igreja, onde será realizada a Benção do Santíssimo. Às 19h, a missa festiva será presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio de Almeida.
Quem foi São Jorge?
Jorge nasceu por volta do ano 280, na Capadócia, atual região da Turquia, em uma família cristã. Mudou-se para a Palestina, onde integrou o exército do imperador Diocleciano. Em 303, ao se recusar a participar da perseguição aos cristãos, entregou seus bens aos pobres, rasgou publicamente o decreto imperial e declarou sua fé cristã. Como resultado, foi torturado e, posteriormente, decapitado.
Ao longo dos séculos, a imagem de São Jorge como mártir foi incorporada à simbologia do guerreiro. O culto ao santo se espalhou por diversas regiões, como a Inglaterra, onde foi instituída, em 1348, a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge pelo rei Eduardo III.
Em Salvador, o santo é amplamente reverenciado, sendo também figura de destaque no sincretismo religioso, associado ao orixá Ogum nas religiões de matriz africana.