
A noite de sábado (29) e a madrugada deste domingo (30) foram marcadas por confrontos em diversos bairros de Salvador, com o uso de fogos de artifício e registros de agressões físicas. Em Itapuã e Pau da Lima, moradores relataram momentos de tensão causados pelas chamadas “guerras de fogos”.
Na comunidade de Itapuã, entre Nova Brasília e Baixa da Soronha, vídeos que circulam nas redes sociais mostram artefatos sendo disparados em meio a uma confusão generalizada. Em um dos registros, um homem aparece sendo espancado por um grupo, enquanto outro vídeo mostra a vítima caída no chão, sendo amparada por pessoas próximas, enquanto os disparos continuam.
Em Pau da Lima, os fogos também foram utilizados de forma intensa, tanto em direção ao solo quanto ao céu. Apesar de formarem imagens visualmente chamativas, os disparos geraram preocupação entre moradores pela potência dos artefatos e pela falta de controle no uso.
De acordo com a nota da Polícia Militar, policiais militares da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) realizaram intensificação de policiamento com a finalidade de coibir a prática conhecida como “guerra de fogos”, no bairro de Itapuã, na região do Abaeté.
“Durante o policiamento, foram identificados princípios de ações delituosas relacionadas à prática, que foram rapidamente contidos pela atuação da guarnição, garantindo a ordem pública e a segurança da população local” afirma a nota.