Leilão da BR-101 prevê retomada de obras e investimento de R$ 10 bilhões entre Bahia e Espírito Santo

Por Redação 26/06/2025, às 11h02 - Atualizado às 12h07

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes realizam, nesta quinta-feira (26), em São Paulo, o leilão de otimização da BR-101 nos trechos que cortam o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo. A medida visa retomar obras paralisadas e atualizar o contrato de concessão firmado em 2013, considerado atualmente “estressado” por descumprimento de obrigações e suspensão de investimentos.

A iniciativa prevê a modernização da concessão de 478,7 quilômetros entre os municípios de Mucuri (BA) e Mimoso do Sul (ES), beneficiando diretamente 25 cidades capixabas e uma baiana. Estão previstos R$ 10 bilhões em investimentos para obras de duplicação, melhorias na segurança e aumento da fluidez do tráfego na rodovia, considerada uma das principais do país.

O novo contrato exige a duplicação de mais de 172 quilômetros da via, a criação de 41 quilômetros de faixas adicionais e 51 quilômetros de contornos. Além disso, deverão ser instalados dois Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros. A expectativa do governo federal é que as obras tenham início imediato após a conclusão do processo de concessão.