MP-BA autoriza guerra de espadas sob novas regras; confira onde

Por Redação 21/12/2025, às 21h05 - Atualizado às 14h39

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Prefeitura de Senhor do Bonfim e a Associação Cultural dos Espadeiros do município firmaram um acordo para permitir a realização da tradicional guerra de espadas a partir de 2026. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado na sexta-feira (19).

Segundo o MP-BA, o evento só poderá ocorrer em um espaço próprio, construído sob parâmetros e protocolos técnicos específicos, que receberá o nome de “espadódromo”.

O documento define que o descumprimento injustificado de qualquer cláusula resultará em multa diária de R$ 20 mil aplicada à prefeitura e à associação.

Entre as medidas previstas, está a criação de uma área isolada, com distanciamento seguro do entorno, como hospitais, escolas, residências e postos de combustíveis. O projeto também deve incluir iluminação de emergência, rotas de fuga sinalizadas, brigadistas, pontos de primeiros socorros e unidades de saúde em alerta total.

Além disso, apenas espadas certificadas e produzidas de acordo com normas técnicas do Exército Brasileiro poderão ser utilizadas. Para garantir esse controle, a Associação Cultural dos Espadeiros de Senhor do Bonfim deverá apresentar o Certificado de Registro (CR) do fabricante e submeter os artefatos a uma vistoria prévia.