VÍDEO: Mulher morre enquanto aguardava atendimento em UPA de Salvador

Por Redação 12/03/2025, às 17h34 - Atualizado às 19h48

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador abriu uma investigação para apurar a morte da pastora Adnailda Souza Santos, de 42 anos, que faleceu na noite de terça-feira (11) enquanto esperava atendimento no Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy, a UPA do Pau Miúdo. O caso ganhou repercussão após o marido da pastora, Sidnei Monteiro de Jesus, divulgar um vídeo mostrando a esposa esperando atendimento na unidade.

Segundo a família, Adnailda, que era asmática, procurou a unidade ao meio-dia com falta de ar. Foi atendida e liberada às 16h com prescrição de medicamentos. Ainda com dificuldade para respirar, voltou às 17h. Três horas depois, aguardava atendimento quando desmaiou. Médicos tentaram reanimá-la, mas ela não resistiu. A causa da morte não foi confirmada.

Em nota, a SMS afirmou que Adnailda foi admitida na unidade às 17h40 e encaminhada para atendimento prioritário, classificada como risco laranja. “Durante consulta médica houve piora do quadro de dor e a paciente foi prontamente encaminhada para a sala de assistência a pacientes críticos e iniciadas de imediato medidas de suporte à vida”, diz o comunicado. Ainda segundo a secretaria, um processo administrativo será aberto para averiguação do caso. “Determinamos a abertura imediata de um processo para apuração rigorosa”, informa a nota.

Adnailda era conhecida como pastora Dina e deixou duas filhas, de 22 e 7 anos. A família aguarda a liberação do corpo para definir velório e enterro.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por TakTá no ar (@taktaoficial)