Usuários das linhas Estação Pirajá x Ribeira (1342) e Estação Mussurunga x Barra 3 (1053) vão contar, a partir desta semana, com um novo modelo de ônibus elétrico em circulação. O veículo começou a ser testado nesta segunda-feira (14) e deve operar por 30 dias nos horários de maior movimento, de segunda a sexta-feira.
O coletivo tem capacidade para 80 passageiros e autonomia de até 280 quilômetros com uma única carga. Durante o período de testes, ele vai circular por duas semanas em cada linha. Os rodoviários responsáveis pela condução passaram por treinamento específico para operar o modelo, que é fabricado pela empresa Marcopolo.
O novo ônibus se junta a outros oito elétricos que já circulam em Salvador, todos integrados ao sistema BRT. A diferença é que, desta vez, o modelo será testado em linhas comuns da cidade, com trechos variados e em áreas de maior fluxo de passageiros.
No primeiro dia de testes, o ônibus fez um trajeto curto entre a Rótula do Abacaxi e o Largo do Retiro. Usuários relataram menor trepidação e maior espaço interno. O barulho mais perceptível dentro do coletivo foi o do ar-condicionado.
A circulação do veículo faz parte de uma rodada de testes com diferentes fabricantes, como parte de um plano da prefeitura para ampliar o uso de ônibus elétricos em Salvador. Além da Marcopolo, outras marcas já foram testadas, como Higer, Ankai e BYD. Pelo menos mais dois modelos devem ser avaliados até o fim do ano.