A plataforma que vai abrigar 400 ambulantes durante o Carnaval da Barra passaou por uma vistoria nesta sexta-feira (30), com a participação da Prefeitura de Salvador, do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público da Bahia (MP-BA).
Com cerca de 90% das obras concluídas, a estrutura foi fiscalizada por equipes da Secretária Municipal de Ordem Pública (Semop), Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e Defesa Civil de Salvador (Codesal), e tem previsão de liberação na próxima semana, após a finalização da montagem.
“Inclusive esse local é o local mais procurado pelos ambulantes, chega a ser uma concorrência de 5 para 1, porque a gente faz o zoneamento no edital, então esse é o local mais procurado porque realmente é o local que a pessoa fica mais protegida”, afirma o secretário de Semop, Décio Martins.
Erguida sobre um trecho da faixa de areia, atrás da balaustrada da orla, a passarela deve ser utilizada já no Furdunço e no Fuzuê, que são festas de pré-Carnaval marcadas para os dias 7 e 8 de fevereiro. A instalação do equipamento retira os ambulantes do calçadão, liberando cerca de 1,5 mil metros quadrados para circulação dos foliões e para o deslocamento dos trios elétricos entre o Farol da Barra e o Barra Center.
A plataforma foi projetada para resistir a ventos de até 108 km/h. A estrutura atende a critérios de segurança, acessibilidade e evacuação, com escadas, corrimãos e saídas de emergência. Após a conclusão da obra o Corpo de Bombeiros emite o Auto de Vistoria (AVCB).