A Prefeitura de Salvador preparou um esquema especial de transporte público e trânsito para o Desfile dos Palhaços do Rio Vermelho, no sábado (31), e para a tradicional Festa de Iemanjá, na segunda-feira (2), no bairro do Rio Vermelho.
A operação, coordenada pela Secretaria de Mobilidade (Semob), inclui reforço no sistema convencional de ônibus, no BRT Salvador e na oferta de táxis e mototáxis, além de alterações temporárias no trânsito para garantir mais segurança e conforto ao público.
No transporte coletivo, serão utilizados 12 veículos da frota reguladora no sistema convencional e seis no BRT Salvador, com atuação concentrada nos horários de maior demanda e no retorno dos eventos.
As linhas que atendem à região terão frota ampliada e horários estendidos, com parte da operação seguindo até a madrugada. O BRT Salvador terá reforço na linha B2, que liga a Estação Rodoviária ao Rio Vermelho, na altura da Praça Mestre Bimba, operando excepcionalmente até as 23h30, com saídas tanto da Praça Mestre Bimba quanto da Estação Rio Vermelho.
Para táxis e mototáxis, a Semob definiu pontos específicos. Durante a Festa de Iemanjá, haverá locais na Avenida Anita Garibaldi (Hospital Mater Dei), embaixo do Viaduto Rei Pelé; na Rua da Paciência, em frente à Praia da Paciência; na Rua Osvaldo Cruz, no Largo da Mariquita; e na Rua Marquês de Monte Santo, antes da entrada da Praia do Buracão.
No Desfile dos Palhaços do Rio Vermelho, o ponto autorizado para táxis e mototáxis será a Rua Monte Conselho, ao lado da Vila Caramuru.
Como forma de reduzir a circulação de veículos na área dos eventos, a Semob firmou parceria com dois shoppings para funcionamento como estacionamentos de apoio.
No Shopping Itaigara, o estacionamento do subsolo estará disponível mediante pagamento antecipado de R$ 14, com funcionamento no dia 31, das 9h à meia-noite; no dia 1º, do meio-dia à meia-noite; e no dia 2, das 6h à meia-noite.
O Shopping da Bahia disponibilizará o estacionamento B, com tarifa de R$ 15. Nos dias 31 e 2, o acesso será liberado a partir das 9h, e no dia 1º, a partir do meio-dia. A retirada do veículo poderá ser feita até a meia-noite, mediante validação do ticket.
A Semob recomenda que a população priorize o uso do transporte público, táxis, mototáxis ou os estacionamentos parceiros, evitando estacionar em locais proibidos ou em vias residenciais.