
A Semana Nacional de Redução de Desastres 2025, aberta na segunda-feira (22) em Salvador, inicia uma nova fase a partir desta quarta-feira (24). A programação segue até sexta (26) com atividades que unem capacitação técnica, mobilização social e debates sobre os impactos da crise climática nas cidades.
Na quarta, às 8h, o Parque da Cidade recebe a 2ª Caminhada da Prevenção, ação educativa voltada à conscientização da população. À tarde, servidores da Secretaria Municipal de Educação participam de formação em noções básicas de Proteção e Defesa Civil, no auditório da Codesal.
A quinta-feira (25) será marcada pela agenda voltada a gestores e especialistas. Às 8h, ocorre a capacitação do Programa de Planejamento em Estruturação de Defesa Civil (PPEDEC), no auditório da Codesal. Já às 14h, o Doca 1 sedia o evento “Calor Extremo e Saúde nas Cidades”, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos. A programação inclui palestra magna, lançamento do livro “Defesa Civil e os Novos Paradigmas”, mesas de debate e um coquetel cultural, com presença prevista do prefeito Bruno Reis na abertura.
O encerramento acontece na sexta-feira (26), com visitas técnicas pela manhã ao Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), ao projeto Mané Dendê, onde será feito o plantio de 700 árvores, e à Galeria Mercado Modelo. À tarde, o Doca 1 volta a ser palco de debates sobre comunicação em situações de calor extremo, arborização urbana e soluções baseadas na natureza para fortalecer a resiliência climática.
Primeiros dias
Na abertura, a prefeitura destacou avanços na prevenção de desastres e entregou certificados da Operação Chuva 2025 a servidores, voluntários e instituições parceiras. Já nesta terça (23), a discussão girou em torno de justiça climática, com capacitação sobre os impactos do racismo ambiental e palestras das secretárias Isaura Genoveva (Reparação) e Fernanda Lordêlo (Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude).