Salvador inaugura nova pista de bicicross e se torna referência do esporte no Nordeste

Por Redação 28/04/2025, às 06h55 - Atualizado às 06h55

A Prefeitura de Salvador inaugurou neste domingo (27) a nova pista de bicicross da cidade, localizada na orla de Pituaçu. Totalmente requalificado, o equipamento recebeu investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões e posiciona a capital baiana como principal referência da modalidade olímpica no Nordeste.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, do secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Junior Magalhães, além de atletas, representantes da Confederação Brasileira de Ciclismo e outras autoridades.

A abertura oficial foi marcada pela realização da Copa Nordeste de BMX 2025, que reuniu cerca de 200 atletas de toda a região. A pista, implantada em uma área de aproximadamente 6.500 metros quadrados, possui 345 metros de extensão e estrutura adequada para receber competições nacionais e internacionais, além de treinos de alto rendimento.

“Aqui a Prefeitura investiu algo em torno de R$3,5 milhões para fazer uma excelente pista que agora está aí para toda a galera da bicicross utilizar e esperamos, com isso, revelar mais craques, mais campeões para representar a Bahia no Brasil e no mundo. Eu não tenho dúvidas que, se a gente já era uma referência, se já temos campeões mundiais e campeões brasileiros, vamos ter mais ainda a partir dessa grande pista que hoje está sendo entregue aqui, já com uma grande competição”, afirmou Bruno Reis.

O secretário Junior Magalhães enfatizou que o entorno da pista foi urbanizado com grama e conta com iluminação pública específica para a prática noturna do esporte. “Investir cada vez mais no esporte é a marca dessa gestão”, pontuou.

A requalificação foi realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).