Salvador registra 169 ocorrências por causa da chuva; ventos chegam a 75 km/h

Por Redação 22/10/2025, às 19h34 - Atualizado às 19h34

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 169 ocorrências até a tarde desta quarta-feira (22) devido às fortes chuvas que atingem a capital baiana. Entre os principais chamados estão ameaças de desabamento (43), deslizamentos de terra (21), árvores ameaçando cair (20) e árvores caídas (10).

As regiões com mais registros são Cajazeiras (28 ocorrências), Cabula/Tancredo Neves (27) e Valéria (27), seguidas de Subúrbio/Ilhas (20) e Centro/Brotas (14). Segundo o boletim da Codesal, as equipes permanecem de prontidão 24 horas para atender às demandas em toda a cidade.

Durante as fortes chuvas, uma árvore caiu na Ladeira da Nestlé, em Castelo Branco, sem registro de feridos. Já no bairro do Cabula, outra árvore tombou dentro de um terreno particular. Em nota, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) informou que suas equipes estão nas ruas realizando atendimentos emergenciais e que a remoção do vegetal será feita pela prefeitura.

Nesta quarta, os ventos chegaram a 75,2 km/h na estação de Itapuã – UBS, conforme dados do CEMADEC/Codesal,. Outras rajadas intensas foram registradas em Canabrava (73,8 km/h) e na Boia Meteorológica da Barra (58,7 km/h). As temperaturas variaram entre 20,6°C e 24,9°C, com máxima na Barra.

A Codesal reforça o alerta para risco de deslizamentos em função do solo encharcado e orienta a população a evitar áreas de risco, acionando o número 199 em caso de emergência. A previsão indica chuvas moderadas a fortes e redução gradual dos ventos a partir de sexta-feira (24).