Sistema Ferry-Boat opera com fluxo tranquilo na manhã desta quinta-feira (20)

Por Redação 20/02/2025, às 10h54 - Atualizado às 10h54

O sistema Ferry-Boat, administrado pela Internacional Travessias Salvador (ITS), segue operando de segunda a sábado, das 5h às 23h30, e aos domingos e feriados, das 6h às 23h30. Nesta quinta-feira (20), as embarcações Rio Paraguaçu, Zumbi dos Palmares, Maria Bethânia e Ivete Sangalo estão em operação, com fluxo tranquilo para veículos e pedestres nos terminais São Joaquim e Bom Despacho. Passageiros podem acompanhar a movimentação em tempo real pelo filômetro, ferramenta disponível no site da concessionária.

A restrição para o embarque de veículos pesados continua válida. No sentido São Joaquim para Bom Despacho, a suspensão ocorre das 5h de sexta-feira até as 15h de sábado, além das 5h das vésperas de feriados até as 5h do dia seguinte ao retorno. No sentido contrário, de Bom Despacho para São Joaquim, a restrição começa às 5h de domingo e segue até as 5h de segunda-feira, sendo aplicada também no dia posterior ao feriado até as 5h do dia seguinte. Caminhões transportando alimentos ou pacientes em tratamento fora do domicílio não são afetados pela medida.

Para os motoristas que desejam agendar a travessia, há duas opções. O serviço Hora Marcada, exclusivo para veículos, pode ser consultado pelo site da Internacional Travessias Salvador, onde as passagens são disponibilizadas com até 30 dias de antecedência. Outra alternativa é o agendamento pelo ba.gov.br, plataforma estadual de serviços, que permite reservar uma vaga sem a necessidade de pagamento antecipado. Nessa modalidade, o motorista deve comparecer ao terminal com pelo menos 60 minutos de antecedência para efetuar o pagamento diretamente no guichê antes do embarque.

A bilheteria do sistema é eletrônica e encerra a venda assim que a capacidade máxima da embarcação é atingida. São aceitos pagamentos em dinheiro, cartões de crédito e débito, além de PIX via QR Code. Passageiros com direito a passe livre ou gratuidades garantidas por lei contam com guichês exclusivos, respeitando os limites de cada embarcação.

Para obter informações sobre a movimentação nos terminais, os passageiros podem acessar o filômetro no site da concessionária. Dúvidas, sugestões ou reclamações podem ser enviadas para o e-mail demandas@internacionaltravessias.com.br. Cancelamentos e reembolsos devem ser solicitados pelo e-mail atendimentoarrecadacao@internacionaltravessias.com.br. O telefone (71) 3103-2050 está disponível para atendimento de segunda a sábado, das 7h às 19h.

O Ferry-Card, cartão utilizado para pagamento da travessia, pode ser trocado ou retirado no Terminal São Joaquim, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, exceto aos sábados, domingos e feriados.