
Uma mulher de 28 anos deu à luz de forma inesperada na madrugada desta segunda-feira (9), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brotas, em Salvador. Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável pela gestão da unidade, este foi o terceiro parto não planejado registrado no local.
Iria Nilza Soares Nascimento procurou atendimento por volta das 4h, com fortes dores abdominais. Solteira e em sua primeira gestação, sem saber que estava grávida, ela foi inicialmente classificada como caso de média prioridade. No entanto, a médica de plantão, Lise Oliveira, rapidamente identificou sinais de um trabalho de parto avançado.
“Ela gritava de dor e apresentava um padrão incompatível com cólicas habituais. Em poucos minutos, identifiquei que se tratava de um trabalho de parto já em fase avançada”, relatou a médica.
O parto foi conduzido por Lise Oliveira com o apoio da equipe da UPA. Às 5h03, nasceu a menina Vitória, em boas condições clínicas, com avaliação 8/9 na escala de APGAR. A assistência neonatal foi prestada pelos pediatras Luana Mascarenhas Couto e João Henrique Fonseca do Nascimento.
“Esse foi o meu terceiro parto na UPA de Brotas e todos tiveram desfechos positivos. Histórias como essa só são possíveis graças ao trabalho em equipe”, destacou a Dra. Luana.
A Dra. Lise também ressaltou a importância do cuidado humanizado no atendimento. “Mesmo com recursos limitados, conseguimos agir com agilidade e sensibilidade. Cada minuto fez diferença. Vitória chegou em meio ao caos, mas nasceu em paz. Isso não tem preço”, afirmou.
Após o nascimento, mãe e filha foram transferidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), onde permanecem internadas e com bom estado de saúde.