Tarifa de pedágio pode ultrapassar R$ 20 em nova concessão das BR-324 e BR-116; entenda

Por Redação 08/05/2025, às 08h29 - Atualizado às 08h22

A tarifa de pedágio nas rodovias federais BR-324 e BR-116 poderá ultrapassar os R$ 20, segundo proposta apresentada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) durante a segunda audiência pública sobre o tema, realizada nesta terça-feira (6). O novo contrato prevê investimento de R$ 24 bilhões ao longo de 30 anos e contempla 663 quilômetros de rodovias que cortam a Bahia.

A proposta sugere uma tarifa-teto por quilômetro de R$ 0,16 em pistas simples e de R$ 0,21 em trechos duplicados — mais do que o dobro dos valores atualmente praticados. O valor final a ser cobrado dependerá da proposta vencedora da licitação, prevista para ocorrer em 2026. A empresa que assumir a concessão poderá apresentar tarifas inferiores ao teto, conforme regras do edital.

O atual contrato de concessão da BR-324, administrada pela Via Bahia, será encerrado no próximo dia 15 de maio, após acordo entre a empresa, a ANTT e órgãos de controle. Até a assinatura de um novo contrato, a gestão das rodovias ficará a cargo da própria agência.

A próxima audiência pública sobre o projeto será realizada nesta quinta-feira (8), em Vitória da Conquista. A última etapa está marcada para terça-feira (13), em Brasília.

A proposta de nova concessão tem gerado críticas de usuários e entidades da sociedade civil, principalmente por causa do impacto do aumento tarifário. Representantes da ANTT argumentam que os investimentos previstos incluem obras de duplicação, melhoria da sinalização e serviços de atendimento ao usuário, o que justificaria os novos valores.