Uma lancha de passeio com 14 pessoas a bordo apresentou entrada de água na manhã desta quinta-feira (8), nas proximidades da praia de Garapuá, em Cairu, no baixo sul da Bahia. Para evitar o afundamento, o marinheiro conduziu a embarcação até um banco de areia, onde aguardou o resgate.
Todos os passageiros foram retirados da lancha por outras embarcações que passavam pelo local. Segundo informações oficiais, ninguém ficou gravemente ferido.
A turista Denise Marinho sofreu um corte no joelho esquerdo e foi encaminhada para atendimento médico. Após a realização de exames, foi constatado que não houve fratura. Já o marinheiro da lancha, Ademilson de Jesus, teve uma fratura em uma das costelas e será transferido para uma unidade hospitalar com suporte especializado.
A Capitania dos Portos foi acionada e investiga as causas do incidente. Ainda não há confirmação se a entrada de água foi causada por impacto com um banco de areia ou por outro tipo de falha. A lancha foi retirada da água após o resgate e os passageiros foram levados de volta a Morro de São Paulo.
Em nota, a Prefeitura de Cairu informou que o resgate seguiu protocolo estabelecido com a Associação das Lanchas de Passeio, e que equipes das secretarias de Turismo e Saúde atuaram no atendimento às vítimas. [Confira na íntegra abaixo]
Nota da Prefeitura de Cairu
“Na manhã desta quinta-feira, 8 de maio de 2025, uma lancha de passeio com 14 pessoas a bordo apresentou entrada de água enquanto navegava nas proximidades da Praia de Guarapuá, no município de Cairu. Para evitar o afundamento da embarcação, o marinheiro conduziu a lancha até um banco de areia, onde buscou apoio até a chegada do resgate.
O socorro foi acionado de imediato, seguindo o protocolo estabelecido entre a Prefeitura de Cairu e a Associação das Lanchas de Passeio, que garante a disponibilidade de embarcações de apoio em situações de emergência. Todos os passageiros foram resgatados com segurança.
A turista Denise Marinho sofreu um corte no joelho esquerdo. Após realizar um raio X, foi constatada a ausência de fraturas. Ela segue na sala de sutura e será liberada em breve. Já o marinheiro Ademilson de Jesus sofreu uma fratura no décimo osso da costela e será encaminhado via regulação para unidade hospitalar com suporte especializado.
As equipes das secretarias de Turismo, Saúde e demais órgãos do município prestaram todo o suporte necessário, e os passageiros foram conduzidos de volta ao Morro de São Paulo”.
Ver essa foto no Instagram