Bahia registra retirada de 12,2 toneladas de cabos clandestinos na operação Gatonet

Por Redação 06/04/2025, às 02h05 - Atualizado 13/04/2025 às 11h14

A mais recente etapa da Operação Gatonet retirou 12,2 toneladas de cabos clandestinos de telefonia e internet em seis municípios baianos. A ação, que começou nesta semana, passou por Salvador, Camaçari, Juazeiro, Jequié, Vitória da Conquista e Alagoinhas, onde também foram removidas 491 caixas de equipamentos instaladas de forma irregular.

A operação é coordenada pela Neoenergia Coelba em parceria com prefeituras e órgãos reguladores. De acordo com a distribuidora, os cabos e caixas clandestinas são apontados como os principais responsáveis por incêndios na rede elétrica, oferecendo sérios riscos à segurança da população e à estabilidade do fornecimento de energia.

Durante a semana, equipes técnicas da concessionária vistoriaram 427 postes em avenidas e vias centrais das cidades. Desde o início da operação, em fevereiro, mais de 30 toneladas de materiais irregulares já foram removidas.

Eles representam um risco de segurança e ao patrimônio da população, pois são os principais responsáveis pelas chamas nos cabos e podem provocar interrupções de energia quando o fogo atinge a nossa rede elétrica”, destacou Rodrigo Almeida, gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba.

A empresa afirma que as ações de fiscalização terão continuidade nos próximos meses, com foco em coibir práticas clandestinas que comprometem a infraestrutura elétrica e colocam em risco a população.