
Tropas da Força Nacional de Segurança Pública chegaram nesta terça-feira (29) ao extremo sul da Bahia. Os militares atuarão em terras indígenas Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe. A operação é um apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
A região enfrenta disputas territoriais e presença de grupos ligados ao crime organizado. A ação busca preservar a ordem pública e garantir a segurança das comunidades tradicionais.
“A chegada da Força Nacional é fundamental para garantir a segurança e assegurar a ordem pública em uma região historicamente marcada por conflitos. A atuação das equipes demonstra o empenho da Senasp em proteger a população vulnerabilizada e apoiar a Funai no fortalecimento da presença do Estado na área”, afirmou o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo.
As equipes da Força Nacional se reunirão com a Funai para definir estratégias e ajustar a logística da operação. A infraestrutura será fornecida pela própria fundação.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que o planejamento da operação é coordenado pela Diretoria da Força Nacional, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e pela Polícia Federal. Órgãos de segurança pública da Bahia também participam.
O número de agentes mobilizados não foi divulgado por questões de segurança.