Neste sábado (26), após o ataque de traficantes no bairro do Lobato, em Salvador, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) realizou uma operação em quatro unidades prisionais do Complexo Penitenciário da Mata Escura. O objetivo da ação foi interromper a comunicação entre os líderes de facções criminosas e seus comparsas nas ruas. Investigações indicam que a ordem para incendiar veículos na região do Subúrbio Ferroviário partiu de dentro das prisões.
Durante a madrugada de sábado, ao menos três carros foram atingidos por tiros e incendiados. Um outro veículo também sofreu danos, e uma sigla de facção criminosa foi pintada na lateral. Após os ataques, o policiamento foi intensificado na área.
Embora o número exato de agentes envolvidos na operação não tenha sido divulgado, diversas unidades participaram da força-tarefa, incluindo o Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), o Batalhão de Choque da Polícia Militar, a Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP), a Coordenação de Monitoração e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP), a Polícia de Choque e o Grupamento de Patrulhamento Aéreo (Graer).