
Na manhã desta sexta-feira (7), uma operação integrada entre o Ministério Público da Bahia (MPBA) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) teve como alvo quatro policiais militares e um guarda municipal investigados por homicídio. A operação, chamada “Aliança Letal”, cumpre mandados de busca e apreensão nos municípios de Conceição do Jacuípe, Esplanada, Santo Antônio de Jesus, Governador Mangabeira e Feira de Santana.
Os envolvidos são investigados pela execução sumária de Fernando Francisco dos Santos, ocorrida em maio de 2023, no município de Conceição do Jacuípe. A versão apresentada pelos policiais e pelo guarda municipal afirmava que o suspeito teria sido morto durante um confronto armado, mas as investigações apontam para um possível homicídio sem confrontos, com Fernando sendo rendido e executado pelos agentes.
Foram cumpridos oito mandados nos endereços residenciais e profissionais dos investigados, que pertencem a unidades como Cipe Litoral Norte, Rondesp Recôncavo e Guarda Municipal de Conceição do Jacuípe. Durante a operação, foram apreendidos diversos materiais, incluindo armas, munições e celulares, itens que serão analisados no decorrer das investigações.
O MPBA, por meio dos grupos Geosp e Gaeco, segue com as apurações para identificar os responsáveis pela morte de Fernando e tomar as medidas legais cabíveis contra os envolvidos.