Operação Apate mira esquema de fraudes em transferências de veículos na Bahia

Por Redação 30/07/2025, às 07h24 - Atualizado às 07h24

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), a Operação Apate, com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes em transferências de veículos. A ação cumpre 15 mandados judiciais contra suspeitos de integrar uma organização criminosa com atuação em Salvador, Região Metropolitana e interior do estado.

Segundo o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), as investigações apontam o envolvimento de servidores públicos, empresas emplacadoras e despachantes em fraudes que resultavam na transferência de veículos sem o consentimento dos proprietários, visando a obtenção de financiamentos bancários.

Uma das empresas investigadas teria se apropriado de valores pagos por clientes sem efetuar os serviços contratados nem recolher os tributos devidos, além de fornecer documentação falsa. Já o dono de outro estabelecimento seria responsável por introduzir processos fraudulentos com o apoio de servidores públicos.

As diligências são conduzidas por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista, com apoio do Departamento de Polícia do Interior (Depin), da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste), da 10ª Coorpin e do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Vulneráveis (DPMCV).