Operação São João: Polícia Penal reforça segurança em presídios da Bahia

Por Redação 21/06/2025, às 08h27 - Atualizado às 08h27

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) deflagrou, na sexta-feira (20), a Operação São João, voltada à fiscalização e reforço da segurança nas unidades prisionais do estado. A ação, realizada por meio da Polícia Penal, ocorre simultaneamente em presídios da capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e interior.

O objetivo da operação é manter a ordem e coibir a entrada de materiais ilícitos durante o período dos festejos juninos. No Conjunto Penal de Lauro de Freitas, na RMS, 12 celas foram vistoriadas por equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP) e da Polícia Penal.

Coordenada pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP), por meio da Diretoria de Segurança Prisional (DSP), a operação mobiliza mais de 100 agentes. A Seap reforça que ações como essa são essenciais para garantir a segurança, tanto dos internos quanto dos servidores penitenciários, durante eventos festivos que podem aumentar o risco de tentativas de entrada de itens proibidos nas unidades.