A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quinta-feira (6), a Operação COA (Conhecer, Operar e Aproximar) em dois bairros de Salvador. A ação, coordenada pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e pela Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), tem como foco o enfrentamento ao tráfico de drogas, homicídios e associações criminosas.
O delegado-geral André Viana, idealizador da operação, acompanhou pessoalmente as atividades nas comunidades, ao lado do delegado de operações Jorge Figueiredo. Mais de 100 policiais civis participam da ação, que integra investigação, inteligência e presença direta em áreas de maior vulnerabilidade da capital.
A COA busca reforçar a coleta de dados para elucidação de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e crimes contra o patrimônio, além de estreitar a relação entre a Polícia Civil e a população. A iniciativa prevê a ocupação parcial de territórios estratégicos para gerar informações que subsidiem futuras operações.
Segundo André Viana, a operação tem caráter preventivo e investigativo.
“Libertar a população do medo implantado por grupos criminosos é o nosso maior objetivo. A COA proporciona amplos subsídios investigativos para o sucesso das próximas operações em diversos pontos da capital, da RMS e do interior do estado”, afirmou o delegado-geral.
Também integram a operação equipes dos departamentos Draco, Depom, DIP, DHPP, Deic e DPMCV, reforçando a atuação conjunta da Polícia Civil no combate à criminalidade e na reconstrução do vínculo de confiança com as comunidades.