PC recupera mais de 2 mil celulares roubados e inicia devolução em Salvador

Por Redação 06/11/2025, às 02h07 - Atualizado 05/11/2025 às 21h01

A Polícia Civil da Bahia iniciou, nesta quarta-feira (5), a devolução de 170 celulares roubados durante a apresentação do balanço da 7ª edição da operação Móbile 360°. Ao todo, 2.181 aparelhos foram recuperados nesta etapa, que integra uma força-tarefa de combate ao comércio ilegal de eletrônicos em todo o estado. As entregas ocorrem no Centro de Operações e Inteligência de Segurança (COI), em Salvador.

“Depois de cinco meses de muita investigação, mostramos como o trabalho da polícia civil da Bahia é efetivo, funciona em rede e em diálogo com outros estados, para que o cidadão não tenha prejuízo nem da vida, nem do seu patrimônio”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.

A ação vem sendo ampliada desde maio e já resultou na devolução de 3.153 celulares a vítimas de furtos ou roubos. Além de recuperar os aparelhos, a polícia também investiga lojas e pontos de revenda que comercializam celulares roubados. Até agora, 153 estabelecimentos foram fiscalizados e 14 autuados.

“Quem compra material furtado ou roubado também comete crime. Nossa fiscalização não só devolve ao cidadão o que é seu, como fecha empresas irregulares e multa quem revende aparelhos roubados”, explicou o delegado-geral André Viana, destacando o trabalho conjunto com a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz).

Combate à sonegação e comércio irregular

Segundo o secretário da segurança pública, Marcelo Werner, a operação atua também contra sonegação fiscal e infrações tributárias em empresas do comércio informal. “A partir desse trabalho integrado, estamos combatendo a sonegação fiscal, que ocorre em muitos desses locais sem recolhimento de tributos”, afirmou.

A operação Móbile 360° envolve equipes dos departamentos de polícia metropolitana (Depom), do interior (Depin) e especializado de investigações criminais (Deic), além da coordenação de operações de polícia judiciária (Copj), do Procon e da Sedur.

A devolução dos celulares segue sendo feita gradualmente nas próximas semanas.