Uma operação da Polícia Civil resultou na apreensão de mais de meia tonelada de maconha, na manhã de quinta-feira (22), no município de Itamaraju, no extremo sul da Bahia. A droga estava armazenada em uma fazenda na zona rural da cidade, que funcionava como centro de cultivo, beneficiamento e distribuição.
De acordo com o Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), o entorpecente seria distribuído para diversos municípios baianos, incluindo a capital, Salvador.
Durante a ação, três homens que faziam a segurança da propriedade atiraram contra os policiais e conseguiram fugir. Ninguém ficou ferido.
Além da droga, os agentes apreenderam 65 munições calibre .380, um carregador de pistola municiado, balanças de precisão, prensa, dichavadores e outros equipamentos utilizados no preparo e fracionamento da maconha. Também foram encontrados uma máquina de lavar e um freezer, empregados na produção da maconha do tipo ice, além de uma plantação de skunk, uma variedade mais concentrada da droga.
O delegado Ernandes Júnior, diretor do Denarc, destacou que a apreensão gera um prejuízo de aproximadamente R$ 2 milhões às organizações criminosas. As buscas continuam na tentativa de localizar os suspeitos.